A Intolerância na vida de uma mãe!

Hi!
Espero que estejam todos bem, e que a semana de vocês tenha começado, diferente da minha!
Quero falar hoje de um assunto que para mim como mãe está sendo bem complicado.
Meu filho mais velho, que esta com seis anos, tem Intolerância a Lactose. Preciso confessar que desde recém nascido eu tenho passados maus bocados com ele,sempre vomitava todo o leite após a amamentação, e depois de passar por três pediatras encontrei uma LUZ!! Um exame complicado, mas necessário apresentou insuficiência do Hiato, o comum refluxo. E foi assim o primeiro longo ano do meu Samuel, noites inteiras sem dormir, o remédio não cumpria o que prometia e eu passava a noite sentada com ele nos braços, na única posição que ele não vomitava e se sentia bem. Um verdadeiro terror, muito stress, que com o passar do primeiro ano foi se acalmando e resolvendo por si só.
Porém o tempo passou, rápido por sinal, enquanto vivíamos felizes no país das maravilhas; no ano passado descobrimos o nosso atual desafio.
Como sempre até eu encontrar uma resposta ele passou por mais noites sem dormir com cólicas intestinais, muita diarreia, e tudo resultava em cansaço, muitas faltas na escola e muito choro.
Quando decidi levá-lo eu já estava tirando o leite da rotina alimentar dele, porém sem muito resultado, e acreditando que poderia ser a volta do refluxo.
Então vou contar a minha experiência, eu o consultei primeiramente com um pediatra do SUS, que sem exame algum, somente pelo relato, já declarou que meu filho era Intolerante a Lactose.
Como sou muito desconfiada, e ninguém na minha família tinha esse problema, levei em um pediatra que atende pelo meu plano de saúde. Ele pediu alguns exames como de fezes, urina e o teste de lactose, que vou explicar como foi: meu filho foi em jejum ao laboratório onde coletaram a primeira amostra de sangue, em seguida deram a ele um composto para tomar com a proteína Lactose. Aguardaram meia hora, e coletaram outra amostra do sangue e se repetiu mas duas vezes essas coletas foram em intervalos de 30, 60 e 120 minutos. É um exame sofrido e ver meu bebê sendo picado três vezes não foi fácil, mas são sacrifícios que aceito para agir na certeza, pois se trata da saúde do meu filho.
E fomos embora, mas para minha surpresa e absoluta certeza, antes de conseguirmos virar a esquina meu filho começou a chorar de dor, parei no primeiro estabelecimento que vi é pedi um banheiro, ele teve a pior de todas as diarreias naquele dia, fiquei mais de 20 minutos com ele no banheiro vi meu filho ficar pálido de dor.
Haviam umas bolachas de água e sal em minha bolsa, e assim que sai do banheiro com ele, comprei água e o fiz comer e tomar a água bem devagar, ele foi retomando as forças... com tudo isso antes dos exames chegarem eu já sabia o resultado.
(foto: Google Imagem)
Explicando o que é Intolerância a Lactose: Este nome se dá á incapacidade total ou parcial que o organismo tem de digerir o açúcar do Leite e seus derivados. Ocorre porque algumas pessoas não produzem, ou produz em baixa quantidade a enzima chamada lactase, responsável por quebrar e decompor a Lactose, que é o açúcar do leite.Um dado: Cerca de 40% da população brasileira tem Intolerância a Lactose.( fonte Wikipédia e  site do Dr. Drauzio Varella)

E passaram-se sete meses, desde o exame e posso dizer a vocês como é complicado essa vida, aqui onde moro todos os produtos zero lactose são absurdamente mais caros, e a orientação do pediatra foi simples: cortar tudo o que conter com leite, e seus derivados. Eu sei que há um remédio que contem a enzima, mas não foi receitado pelo médico. Mesmo assim ele estava indo muito bem, não foi necessário ensiná-lo a se alimentar, por si próprio passou a questionar sobre todos os alimentos, se eram feitos com leite, recusava.
Ah não é fácil! Eu tenho adaptado algumas receitas de biscoitos e pães...porém nem tudo é possível adaptar, os doces são uma tentação que as vezes eu acabo permitindo que ele prove, mesmo sabendo que contém leite. Pode não ser o fim do mundo,mas ele é só uma criança de seis anos a pleno vapor, e que já vive com uma restrição.
Agora voltando ao dia de hoje, meu filho teve um fim de semana onde ele pediu queijo e eu acabei deixando-o provar, depois veio o sorvete, o pão que a avó trouxe, e só depois ela me disse que havia esquecido de avisar que colocou leite na massa, aff!!! (Ninguém coopera), como resultado ele passou mal logo de manhã, nesta segunda-feira, muita dor abdominal com uma leve diarreia, que passou nas primeiras horas da manhã, porém fizeram-me sentir como uma fracassada.
E assim eu vou seguindo, mãe de dois meninos, fracassando quase sempre, tentando acertar e feliz de tê-los comigo, mesmo assim.

Kisses!!!

Ele ama desenhar!!!

© De tudo Fica um Pouco - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: MPC Criação.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo