Você sabe o que está comendo?!

Oi Pessoas!!

E aí você sabe o que anda comendo?

Você é como eu que vive lendo as embalagens antes de comer qualquer alimento industrializado?
Se sim,você já leu alguns termos que vou "traduzir" hoje neste post, se não, vai ficar sabendo o que você anda comendo  por aí!!




Bom vamos começar com o último item que li em uma embalagem de biscoito e não sabia o que era:

- Açucar Invertido: recebe este nome por um motivo que a química explica, o açúcar comum contém em sua fórmula a frutose e a glicose, formando a sacarose, que explicando bem leigamente rotacionam (por causa do carbono presente em suas moléculas) a luz para a direita, quando sofre o processo de hidrólise, separando a frutose da glicose, passam a rotacionar a luz para a esquerda, por isso o nome "Invertido". O Açucar invertido é o principal componente do mel de abelhas, o tornando mais doce em comparação ao açúcar comum.
Sempre que fazemos uma geleia ou compota de frutas, devido ao aquecimento e a presença de água, também formamos o açúcar invertido.
Na indústria, o açúcar invertido é usado para manter os alimentos e doces sempre úmidos. Isto ocorre devido a formação de pontes de hidrogênio dos componentes (glicose e frutose) com a água o que diminui sua volatilidade e também a velocidade de evaporação.
( Fonte:Hexag)

- Acidulantes: um produto é classificado como acidulante quando aumenta a acidez de um alimento ou confere a ele sabor ácido. "Os acidulantes mais utilizados pela indústria alimentícia são os ácidos orgânicos iguais aos encontrados em frutas, tais como o ácido cítrico do limão e da laranja, o ácido tartárico, da uva e o ácido málico, presente na maçã. Também são utilizados ácidos inorgânicos, em especial o ácido fosfórico." (Fonte: InfoEscola)
Eles são responsáveis pelo controle da poliferação de algumas bactérias, disfarça o gosto ruim de alguns componentes e é responsável por impedir que os alimentos escureçam.

- Maltodextrina: é um complexo carboidrato, resultante da hidólise do amido ou da fécula, responsável por manter os níveis de energia  constantes. Se você não pratica esportes é um alimento perigoso, pois eleva os níveis de glicose no sangue favorecendo o ganho de peso. Porém é de fácil absorção pelo corpo.

- Gorduras Trans : É a gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Está presente em algumas carnes e no leite, porém em baixa quantidade, e apesar de ser extraída da gordura vegetal, estudos mostram que ela é pior que a gordura saturada. Em resumo as gorduras vegetais quando passam por processo de hidrogenação ou são esquentadas, tem suas moléculas quebradas e rearranjadas. Esse processo serve para deixar a gordura sólida e proporcionar mais sabor ao alimento.

- Soro de Leite em pó: é um subproduto líquido extraído no processo de fabricação do queijo e da caseína, ligeiramente doce e ácida, de grande valor nutritivo, possui uma cor esverdeada. É utilizada na indústria em bebidas lácteas, sorvetes e bolos. Mas também é vendida como complemento para praticantes de esportes.

- Beta - Caroteno: é um corante natural utilizado na indústria, além de ser um forma de Vitamina A, ajuda a prevenir muitas doenças, e também é antioxidante. Ele é extraído da cenoura.
- Glutamato Monossódico:É o sal presente nas proteínas animais e vegetais. Ele ajuda a diminuir a quantidade de sódio do alimento industrializado sem tirar o sabor. Atualmente os especialistas dizem que ele causa dano a saúde, como Mal de Alzheimer. 

- Corante de Cochonilha - Carmim:Esse corante tão utilizado pela indústria, em bolachas, sorvetes, tintas etc. é proveniente de um inseto o  Dactylopius Coccus, de origem mexicana. São esmagados e fervidos para se oter a cor carmim. Sendo que tal corante pode causar alergias, e poderia ser maravilhosamente trocado pela beterraba. Que diga os Veganos, vegetarianos e Judeus!



Enfim quando se trata de alimentação devemos sempre ler as embalagens e tentar adquirir produtos que não façam mal a nossa saúde!
E por hoje é isso...e se eu fosse você ficaria atento a tudo o que come!!

Até o próximo Post!






© De tudo Fica um Pouco - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout por: MPC Criação.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo